Kilma Rocha


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Medindo a cultura de segurança no cuidado de saúde: a necessidade de um diagnóstico preciso

As recentes preocupações com a segurança dos pacientes nos sistemas de saúde ocidentais têm resultado na adoção de técnicas de gestão da segurança utilizadas em indústrias de alto risco. Um desses métodos consiste no uso de questionários sobre o clima de segurança, destinados a avaliar as percepções e atitudes da força de trabalho com relação à segurança de trabalhadores e pacientes nas organizações de saúde. Muitas das primeiras medidas usadas para avaliar o clima de segurança no cuidado de saúde não pareciam seguir normas psicométricas aceitáveis. As bases teóricas da relação entre as percepções sobre o clima de segurança e o comportamento dos trabalhadores não estão bem especificadas na literatura, sendo proposto um modelo derivado da pesquisa feita na indústria.

Produtos

TREINAMENTOS PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ÁREA HOSPITALAR
Treinamentos para otimizar a assitência promovendo a melhoria da qualidade.Temas trabalhados: segurança de pacientes, qualidade na assistência, indicadores de qualidade, como temas técnicos.  
PALESTRAS PARA EMPRESAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE DO TRABALHADOR
Palestras para empresas para promoção de sáude do trabalhador (HAS,DIABETES,DST), bem como conscientização de segurança no trabalho.
PALESTRAS DE PROMOÇÃO DE  SAÚDE PARA ESCOLAS
PALESTRAS DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS COM TEMAS DST'S E ANTICONCEPTIVOS
Acompanhamentos a consultas , assessorando para o entendimento e posterior orientações

A saúde do colaborador além da visão de benefício saúde

By:Luiz Fernando Boiteux Santos e Helena Maria Scherlowski Leal David O estudo tem como objeto o trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) como...
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O CLIENTE É O CHEFE !

27-06-2013 20:46

Para Philip Kotler, a principal filosofia do marketing atual é representada pelas siglas COC, que significam “o Cliente é o Chefe”. Refere-se a que o serviço que devemos entregar a nossos clientes tem que estar de acordo com aquilo que eles almejam receber, e não com aquilo que nós queremos oferecer.

Mas, quantas vezes nos colocamos no lugar de nossos clientes? Conhecemos realmente as necessidades e desejos deles? Fazemos pesquisas de satisfação da maneira correta? E se as fazemos, as tomamos em consideração para obter feedbacks e implantar melhorias?

Uma forma muito palpável de poder saber isso é nos colocarmos no lugar dos nossos clientes, sentir aquilo que eles sentem e vivenciar o processo ao que eles se submetem quando estão sob nosso serviço. Será que nós gostaríamos de ser atendidos por nós mesmos? Ou preferiríamos ser atendidos pelo concorrente?

 

De fato, o primeiro grupo de personas que os gestores deveriam satisfazer, não são os investidores, são os clientes. E o segundo grupo más importante? Claro que acertou! São os funcionários. No terceiro lugar vem a comunidade na qual operam e o quarto grupo a ser satisfeitos são os acionistas.
Pensando e agindo dessa forma também saímos do que ainda muitos acham, que o marketing é publicidade e comunicação, e vamos entrando nos conceitos estratégicos de segmentação do público alvo e posicionamento do nosso serviço e da nossa marca. Depois disso podemos aplicar os 4 P’s do marketing ou segundo o especialista em gestão e marketing, Edgar Luna, os 10 P’s do Marketing em Saúde: Pacientes, Profissionais, Parceiros, Processos, Pesquisas, Produto, Preço, Praça, Promoção e Prova Física.
Por isso, “para satisfazer o cliente é necessário ter, primeiro, uma compreensão profunda de suas necessidades e, em seguida, possuir os processos de trabalho que possam, de forma efetiva e consistente, resolver essas necessidades. Para isso a organização deverá traduzir essas necessidades em requisitos e cumprir esses requisitos, sempre, porque o cliente não exigirá menos. Isso exigirá a dedicação de recursos para coletar e analisar dados e informações, sistematicamente, para entender os requisitos e as percepções do cliente.”
Como as necessidades dos clientes mudam e evoluem constantemente, a organização necessita antecipar-se a essas mudanças para ter vantagens competitivas. Os investimentos em marketing para prever e ultrapassar essas expectativas produzirão retornos substanciais, mas é importante que os gestores entendam que os retornos mais importantes virão, quase sempre, no meio e no longo prazo.
Por tanto, se você quer testar a qualidade do que oferece, não basta ouvir o cliente. O olho do gestor precisa estar presente para checar se o que foi prometido, esta sendo entregue. Ele precisa consumir o serviço e fazer uma avaliação do processo. O ideal é ter uma auditoria externa que possa avaliar o negócio como “cliente misterioso” e também propor estratégias de melhorias, com uma visão ampla do mercado.