.jpg)
- https://www.sobragen.org.br/
- https://inter.coren-sp.gov.br/node/4908
- https://www.segurancadopaciente.com.br/
- https://proqualis.net/seguranca/
Medindo a cultura de segurança no cuidado de saúde: a necessidade de um diagnóstico preciso
As recentes preocupações com a segurança dos pacientes nos sistemas de saúde ocidentais têm resultado na adoção de técnicas de gestão da segurança utilizadas em indústrias de alto risco. Um desses métodos consiste no uso de questionários sobre o clima de segurança, destinados a avaliar as percepções e atitudes da força de trabalho com relação à segurança de trabalhadores e pacientes nas organizações de saúde. Muitas das primeiras medidas usadas para avaliar o clima de segurança no cuidado de saúde não pareciam seguir normas psicométricas aceitáveis. As bases teóricas da relação entre as percepções sobre o clima de segurança e o comportamento dos trabalhadores não estão bem especificadas na literatura, sendo proposto um modelo derivado da pesquisa feita na indústria.
Produtos
A saúde do colaborador além da visão de benefício saúde
Saúde do colaborador além dos benefícios oferecidos
12-01-2013 05:20Tags
Produtos
A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR
O cuidar em enfermagem caracteriza-se em conhecer e atender as necessidades do ser a ser cuidado,o paciente, em dar oportunidade a ele de cuidar-se e de desenvolver o seu potencial. Falar em enfermagem e não mencionar o cuidar é uma tarefa inexistente .Porém a ideia nos leva a repensar de certa forma como um desafio no contexto atual das práticas de saúde, no qual é necessário e fundamental se considerar a forma como a produção dessas práticas tem se efetivado, voltadas muito mais às doenças e não ao doente.
Esquecemos assim o nosso ator principal que é o ser paciente,como ser humano tem vontade, medos,aspirações e curiosidades, muitas vezes nós profissionais esquecemos do ser humano e cuidados da doença. Mas um não vem sem o outro ,não existe paciente sem doença e doença sem paciente.Este ser também tá inserido em ciclo social: família,amigos...
A enfermagem não pode perder sua grande aliada e articular comunicação e expressão, realizando uma troca interativa com paciente e familiares.é claro que a enfermagem atual não pode deixar de lado o cuidar que deve associar sonho e ciência, racional e intuição, emocional e sentimentos, real e virtual, imaginação e criação, cotidiano e subjetividade, individual e coletivo e, também, considerar particularidades e individualidades de cada um.
Assim acreditamos na perpetuação desta profissão.


